Pesquisar:
VIVA80
Informação
Questões legais
Contactos

PARCERIAS 
Ptisp
Destaques
GEORGE MICHAEL FALECEU AOS 53 ANOS

Mais um dos Grandes dos anos 80 que nos deixa em 2016. O ano tem sido trágico para muitos músicos e artistas que marcaram a década de 80 e não só. O cantor que ficou popular nos Wham! e depois se tornou numa das maiores estrelas do planeta, deixa-nos ao 53 anos. A noticia acabou de ser conhecida e as causas da sua morte ainda não foram reveladas. Um dia triste este 25 de Dezembro de 2016

25-12-2016   Link do post
SINGLES DE NATAL - 1979/1990

Desde 2007, ano em que o VIVA80 foi fundado, que todos os natais nos dedicamos a compilar discos de canções de Natal ou relacionados com a época, lançados entre 1979 e 1990. Este ano não foi excepção e além dos que transitaram dos anos anteriores, alguns novos títulos foram adicionados à lista, cada vez mais extensa e completa. Este é o apanhado de singles de temas de Natal, actualizado até Dezembro de 2014.

No Natal do ano que vêm, como já se tornou um clássico, voltaremos à carga. Como sempre tem acontecido, certamente com mais alguns títulos que ainda não constam desta lista. Como estamos sempre a descobrir singles de Natal, que ainda não fazem parte da mesma, estamos certos que os próximos 365 dias nos trarão mais algumas descobertas. 

[Ler+]
25-12-2016   Link do post
VIVA80|SUMMER - Mixtape#2

Mantendo o espirito veraneante e a intenção de refrescar esta época de calor com alguns clássicos da década de 80, partilhamos hoje a segunda escolha de 10 temas que nos trazem à ideia as férias, os amigos, a diversão, a aventura, o ambiente das esplanadas, da piscina, da praia, da serra ou do campo, num colorido musical tão próprio da nossa década predilecta. É mais uma ‪#‎VIVA80SUMMERmixtape‬

[Ler+]
08-08-2016   Link do post
VIVA80|SUMMER - Mixtape#1

O Verão é sinónimo de calor, boa onda, amigos, diversão, aventura, esplanadas, rio, praia, serra, campo, piscina, mas sobretudo férias, gelados, bebidas coloridas, bikinis, bronze... e claro, musica. Fizemos uma selecção de temas dos anos 80 que transpiram Verão e ao estilo das cassetes que naqueles dias nos acompanhavam para todo o lado, fizemos uma espécie de ‪#‎mixtape‬. Esta é primeira mixtape deste Verão. Não percam as seguintes ‪#‎VIVA80SUMMERmixtape‬


[Ler+]
26-07-2016   Link do post
TNT - TODOS NO TOP

Antes do aparecimento do "Top Disco", em fins de 1984, não existia uma tabela oficial em Portugal. Só após o inicio desse programa e com a contagem feita pelo GPPFV - Grupo Português de Produtores de Fonogramas e Videogramas "à boca das lojas", é que Portugal teve realmente um top oficial de vendas, que ainda hoje se mantém.

[Ler+]
10-03-2016   Link do post
O LADO-B DE BOWIE

Já tudo se disse e se escreveu sobre David Bowie. Então, desde Segunda-Feira, dia 11 de Janeiro, altura em que se ficou a saber da noticia da morte do cantor, as homenagens, os posts, os artigos, as noticias, os factos e as revisões de carreira, tem sido imensas, pelo que, embora seja talvez a personagem mais rica da cultura pop mundial, já tudo ou quase tudo foi escalpelizado.

[Ler+]
21-01-2016   Link do post
BRAVO OTTO '85

Tal como fizemos no ano passado, recuperando os prémios OTTO com que a revista Bravo distinguiu os melhor do ano de 1984, voltamos a dar destaque a esses galardões, mas agora aos de 1985.
Os OTTO eram uma espécie de Oscar ou Grammy, ou até Globos de Ouro, com que a revista premiava os melhores nas áreas da musica pop, cinema, séries e programas de TV e no desporto.
Os votos eram dados pelos leitores da Bravo, recebendo os 3 mais votados as estatuetas de Ouro, Prata ou Bronze, apresentando depois a revista os 10 que tinham sido mais votados em cada área.  
Os OTTO de 1985 foram para:

[Ler+]
09-01-2016   Link do post
NATALIE COLE - NUM CADILLAC COR DE ROSA...

Filha de Nat 'King' Cole, o nome do seu pai acompanhou a cantora Natalie Cole, como uma referência incontornável. Ele nome maior do Jazz Americano, pianista e cantor Nat Cole é parte também fundamental na vida artística da filha Natalie. Tendo começado a sua carreira discográfica em meados dos anos 70 do século passado, o seu grande êxito surge em 1991 com o álbum "Unforgettable… with Love". Concretamente com o single "Unforgettable" que canta em dueto com o pai. Tendo este tema a peculiaridade de ter sido produzido após a morte de Nat e, depois em estúdio, sido elaborado o dueto com a filha. Este tema revela-se um êxito fenomenal e com o álbum Natalie recebe seis Grammys , dos nove que ganhou durante sua carreira.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
1985 EM RETROSPECTIVA

De forma a encerrar este olhar mais exaustivo para o 1985, que ao longo de quase todo o ano levámos a cabo na página de facebook do VIVA80, elaborei umas listas do que, definitivamente, marcou o ano de há 30 anos atrás no que a musica diz respeito. Se regressasse às velhas cassetes, muitas delas gravadas a partir da rádio, certamente cruzar-me-ia com muitos dos temas e dos álbuns que aqui decidi destacar. Mas antes de avançar para as listas desse ano, propriamente ditas, impõe-se fazer um pouco uma retrospectiva do que foi 1985.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
Nº1s EM PORTUGAL - 1985

Ao longo de todo este ano, mas em particular, nos últimos meses e no nosso facebook, temos estado a revisitar 1985. A uma distância de 30 anos, que já nos separam, temos revivido alguns dos acontecimentos do ano e alguns dos discos, grandes e pequenos, filmes, eventos, etc... que marcaram definitivamente aqueles dias. Mas centremos-nos agora na musica. Ou melhor, nas vendas de musica em Portugal.


Convêm referir que, 1985 foi o primeiro ano completo a contar com uma tabela oficial de vendas de discos em Portugal, devido ao aparecimento do "Top Disco". O programa da RTP, que divulgava os discos que mais se vendiam em Portugal, num inquérito semanal elaborado pelo GPPFV - Grupo Português de Produtores de Fonogramas e Videogramas. Uma espécie de "Top of the Pops" nacional, salvo as devidas distâncias.


Até então havia várias tabelas, como a que mensalmente publicava a Musica&Som, e que durante muitos anos foi considerada a mais validada. Mas havia também os tops de vários programas de rádio, entre eles, o "TNT-Todos nos Top", que também tinha a sua importância, pela divulgação no "Vivámusica", da RTP e pela publicação na revista TV Guia. 

Mas o que importa agora mesmo saber, é quais foram os discos que ganharam a preferência dos Portugueses em 1985?
É esse exercício que agora vamos fazer e destacar os que foram Nº1 em Portugal, há 30 anos atrás.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
12345
Copyright © 2011 viva80.pt | alojamento cedido por ptisp.pt
Desenvolvido por ric@rdows