Pesquisar:
VIVA80
Informação
Questões legais
Contactos

PARCERIAS 
Ptisp
Destaques
MORREU PRINCE
Prince morreu hoje nos seus estúdios Pasley Park, segundo avança a imprensa internacional. Prince tinha 57 anos e era uma das grandes lendas vivas da musica, em especial dos anos 80 em que atingiu o estrelato.
[Noticia em actualização]
21-04-2016   Link do post
MORREU NICOLAU BREYNER

Nicolau Breyner nasceu em Serpa, a 30 de Julho de 1940 e faleceu hoje, de ataque cardíaco, aos 75 anos de idade. São muitos os momentos que todos retemos na memória, da longa e excelente carreira de Nicolau Breyner. Do teatro à televisão, do cinema ao humor, da musica à realização, até na politica se aventurou.

Nico foi um dos grandes impulsionadores da telenovelas em Portugal, desde a sua participação em "Vila Faia". Tendo criado a produtora NBP, que muito contribuiu para o cenário que hoje domina o "time share" das TVs nacionais. Momentos inesquecíveis são imensos, de "Gente Fina é Outra Coisa" a "Vila Faia", "Os Homens da Segurança", "Eu Show Nico", "Palavras Cruzadas", "Sétimo Direito", "Lá em Casa Tudo Bem", "Passerelle", "Jogo de Cartas", "O Cacilheiro do Amor", "Euronico", e muitos outros.

Até na musica se aventurou, gravando e lançando o single "Kiss Me La Bouche", em pleno "boom" do rock português. 

14-03-2016   Link do post
TNT - TODOS NO TOP

Antes do aparecimento do "Top Disco", em fins de 1984, não existia uma tabela oficial em Portugal. Só após o inicio desse programa e com a contagem feita pelo GPPFV - Grupo Português de Produtores de Fonogramas e Videogramas "à boca das lojas", é que Portugal teve realmente um top oficial de vendas, que ainda hoje se mantém.

[Ler+]
10-03-2016   Link do post
VANITY - MORREU A "NASTY GIRL" DE PRINCE

Chamava-se Denise Katrina Matthews, mas graças a Prince, o mundo conheceu-a como Vanity. Começou no mundo da moda, tendo depois chegado a pousar para a revista Playboy. É dela também a foto da capa do álbum "Alligator Woman", lançado em 1982, pelos Cameo. Mas foi a sua união com Prince que a catapultou para a ribalta musical. Juntamente com Susan Moonsie e Brenda Bennett formou os Vanity 6, com quem alcançou o sucesso com o tema "Nasty Girl". Esteve para ser a protagonista de "Purple Rain", mas a sua ruptura com Prince levou a que esse papel fosse ocupado por Apollonia Kotero. A mesma que a substituiria no grupo, também renomeado para Apollonia 6.

[Ler+]
12-03-2016   Link do post
BLACK MORREU AOS 53 ANOS

Black ou se preferirem Colin Vearncombe, o cantor de "Wonderful Life", que estava há semanas em estado considerado muito grave, faleceu hoje aos 53 anos de idade. O conhecido autor dos hits "Wonderful Life", "Sweetest Smile", entre outros, encontrava-se em estado de coma, consequência de um violento acidente de viação ocorrido no passado dia 12 de Janeiro, do qual acabou por não recuperar.

Colin Vearncombe encarnou no nome artístico Black, depois da banda, com que gravou os primeiros trabalhos e apelidada como tal, se ter separado e ter ele continuado carreira, regravou alguns dos temas antigos e com um deles, "Wonderful Life" conseguiu alcançar o sucesso, corria o ano de 1987. 

27-01-2016   Link do post
O LADO-B DE BOWIE

Já tudo se disse e se escreveu sobre David Bowie. Então, desde Segunda-Feira, dia 11 de Janeiro, altura em que se ficou a saber da noticia da morte do cantor, as homenagens, os posts, os artigos, as noticias, os factos e as revisões de carreira, tem sido imensas, pelo que, embora seja talvez a personagem mais rica da cultura pop mundial, já tudo ou quase tudo foi escalpelizado.

[Ler+]
21-01-2016   Link do post
BRAVO OTTO '85

Tal como fizemos no ano passado, recuperando os prémios OTTO com que a revista Bravo distinguiu os melhor do ano de 1984, voltamos a dar destaque a esses galardões, mas agora aos de 1985.
Os OTTO eram uma espécie de Oscar ou Grammy, ou até Globos de Ouro, com que a revista premiava os melhores nas áreas da musica pop, cinema, séries e programas de TV e no desporto.
Os votos eram dados pelos leitores da Bravo, recebendo os 3 mais votados as estatuetas de Ouro, Prata ou Bronze, apresentando depois a revista os 10 que tinham sido mais votados em cada área.  
Os OTTO de 1985 foram para:

[Ler+]
09-01-2016   Link do post
NATALIE COLE - NUM CADILLAC COR DE ROSA...

Filha de Nat 'King' Cole, o nome do seu pai acompanhou a cantora Natalie Cole, como uma referência incontornável. Ele nome maior do Jazz Americano, pianista e cantor Nat Cole é parte também fundamental na vida artística da filha Natalie. Tendo começado a sua carreira discográfica em meados dos anos 70 do século passado, o seu grande êxito surge em 1991 com o álbum "Unforgettable… with Love". Concretamente com o single "Unforgettable" que canta em dueto com o pai. Tendo este tema a peculiaridade de ter sido produzido após a morte de Nat e, depois em estúdio, sido elaborado o dueto com a filha. Este tema revela-se um êxito fenomenal e com o álbum Natalie recebe seis Grammys , dos nove que ganhou durante sua carreira.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
1985 EM RETROSPECTIVA

De forma a encerrar este olhar mais exaustivo para o 1985, que ao longo de quase todo o ano levámos a cabo na página de facebook do VIVA80, elaborei umas listas do que, definitivamente, marcou o ano de há 30 anos atrás no que a musica diz respeito. Se regressasse às velhas cassetes, muitas delas gravadas a partir da rádio, certamente cruzar-me-ia com muitos dos temas e dos álbuns que aqui decidi destacar. Mas antes de avançar para as listas desse ano, propriamente ditas, impõe-se fazer um pouco uma retrospectiva do que foi 1985.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
Nº1s EM PORTUGAL - 1985

Ao longo de todo este ano, mas em particular, nos últimos meses e no nosso facebook, temos estado a revisitar 1985. A uma distância de 30 anos, que já nos separam, temos revivido alguns dos acontecimentos do ano e alguns dos discos, grandes e pequenos, filmes, eventos, etc... que marcaram definitivamente aqueles dias. Mas centremos-nos agora na musica. Ou melhor, nas vendas de musica em Portugal.


Convêm referir que, 1985 foi o primeiro ano completo a contar com uma tabela oficial de vendas de discos em Portugal, devido ao aparecimento do "Top Disco". O programa da RTP, que divulgava os discos que mais se vendiam em Portugal, num inquérito semanal elaborado pelo GPPFV - Grupo Português de Produtores de Fonogramas e Videogramas. Uma espécie de "Top of the Pops" nacional, salvo as devidas distâncias.


Até então havia várias tabelas, como a que mensalmente publicava a Musica&Som, e que durante muitos anos foi considerada a mais validada. Mas havia também os tops de vários programas de rádio, entre eles, o "TNT-Todos nos Top", que também tinha a sua importância, pela divulgação no "Vivámusica", da RTP e pela publicação na revista TV Guia. 

Mas o que importa agora mesmo saber, é quais foram os discos que ganharam a preferência dos Portugueses em 1985?
É esse exercício que agora vamos fazer e destacar os que foram Nº1 em Portugal, há 30 anos atrás.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
12345
Copyright © 2011 viva80.pt | alojamento cedido por ptisp.pt
Desenvolvido por ric@rdows