Pesquisar:
VIVA80
Informação
Questões legais
Contactos

PARCERIAS 
Ptisp
Destaques
BLACK MORREU AOS 53 ANOS

Black ou se preferirem Colin Vearncombe, o cantor de "Wonderful Life", que estava há semanas em estado considerado muito grave, faleceu hoje aos 53 anos de idade. O conhecido autor dos hits "Wonderful Life", "Sweetest Smile", entre outros, encontrava-se em estado de coma, consequência de um violento acidente de viação ocorrido no passado dia 12 de Janeiro, do qual acabou por não recuperar.

Colin Vearncombe encarnou no nome artístico Black, depois da banda, com que gravou os primeiros trabalhos e apelidada como tal, se ter separado e ter ele continuado carreira, regravou alguns dos temas antigos e com um deles, "Wonderful Life" conseguiu alcançar o sucesso, corria o ano de 1987. 

27-01-2016   Link do post
O LADO-B DE BOWIE

Já tudo se disse e se escreveu sobre David Bowie. Então, desde Segunda-Feira, dia 11 de Janeiro, altura em que se ficou a saber da noticia da morte do cantor, as homenagens, os posts, os artigos, as noticias, os factos e as revisões de carreira, tem sido imensas, pelo que, embora seja talvez a personagem mais rica da cultura pop mundial, já tudo ou quase tudo foi escalpelizado.

[Ler+]
21-01-2016   Link do post
BRAVO OTTO '85

Tal como fizemos no ano passado, recuperando os prémios OTTO com que a revista Bravo distinguiu os melhor do ano de 1984, voltamos a dar destaque a esses galardões, mas agora aos de 1985.
Os OTTO eram uma espécie de Oscar ou Grammy, ou até Globos de Ouro, com que a revista premiava os melhores nas áreas da musica pop, cinema, séries e programas de TV e no desporto.
Os votos eram dados pelos leitores da Bravo, recebendo os 3 mais votados as estatuetas de Ouro, Prata ou Bronze, apresentando depois a revista os 10 que tinham sido mais votados em cada área.  
Os OTTO de 1985 foram para:

[Ler+]
09-01-2016   Link do post
NATALIE COLE - NUM CADILLAC COR DE ROSA...

Filha de Nat 'King' Cole, o nome do seu pai acompanhou a cantora Natalie Cole, como uma referência incontornável. Ele nome maior do Jazz Americano, pianista e cantor Nat Cole é parte também fundamental na vida artística da filha Natalie. Tendo começado a sua carreira discográfica em meados dos anos 70 do século passado, o seu grande êxito surge em 1991 com o álbum "Unforgettable… with Love". Concretamente com o single "Unforgettable" que canta em dueto com o pai. Tendo este tema a peculiaridade de ter sido produzido após a morte de Nat e, depois em estúdio, sido elaborado o dueto com a filha. Este tema revela-se um êxito fenomenal e com o álbum Natalie recebe seis Grammys , dos nove que ganhou durante sua carreira.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
1985 EM RETROSPECTIVA

De forma a encerrar este olhar mais exaustivo para o 1985, que ao longo de quase todo o ano levámos a cabo na página de facebook do VIVA80, elaborei umas listas do que, definitivamente, marcou o ano de há 30 anos atrás no que a musica diz respeito. Se regressasse às velhas cassetes, muitas delas gravadas a partir da rádio, certamente cruzar-me-ia com muitos dos temas e dos álbuns que aqui decidi destacar. Mas antes de avançar para as listas desse ano, propriamente ditas, impõe-se fazer um pouco uma retrospectiva do que foi 1985.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
Nº1s EM PORTUGAL - 1985

Ao longo de todo este ano, mas em particular, nos últimos meses e no nosso facebook, temos estado a revisitar 1985. A uma distância de 30 anos, que já nos separam, temos revivido alguns dos acontecimentos do ano e alguns dos discos, grandes e pequenos, filmes, eventos, etc... que marcaram definitivamente aqueles dias. Mas centremos-nos agora na musica. Ou melhor, nas vendas de musica em Portugal.


Convêm referir que, 1985 foi o primeiro ano completo a contar com uma tabela oficial de vendas de discos em Portugal, devido ao aparecimento do "Top Disco". O programa da RTP, que divulgava os discos que mais se vendiam em Portugal, num inquérito semanal elaborado pelo GPPFV - Grupo Português de Produtores de Fonogramas e Videogramas. Uma espécie de "Top of the Pops" nacional, salvo as devidas distâncias.


Até então havia várias tabelas, como a que mensalmente publicava a Musica&Som, e que durante muitos anos foi considerada a mais validada. Mas havia também os tops de vários programas de rádio, entre eles, o "TNT-Todos nos Top", que também tinha a sua importância, pela divulgação no "Vivámusica", da RTP e pela publicação na revista TV Guia. 

Mas o que importa agora mesmo saber, é quais foram os discos que ganharam a preferência dos Portugueses em 1985?
É esse exercício que agora vamos fazer e destacar os que foram Nº1 em Portugal, há 30 anos atrás.

[Ler+]
07-01-2016   Link do post
CLASSE DE 85 / LISTA REBELDE

A convite do José Soares e da VIVA80 retomo uma pequena rubrica que fizemos há 4 anos, a Classe de 81, desta vez actualizada para o ano de 85, efeméride oblige. Inicialmente a ideia de fazer uma lista da mesma dimensão (30 álbuns) pareceu-me excessiva. A produção do ano de 81 é de um nível tão elevado que arriscávamos, a uma determinada altura, a entrar num processo de enchimento de chouriços que não é de todo desejável. No entanto, e após limpar o pó aos discos e fazer uma busca pouco exaustiva na lista dos que 'estão em falta/comprar em 2ª mão', não foi difícil reunir um conjunto de discos bem superior ao número exigido e perder algum tempo a proceder a uma injusta selecção e remoção de excedentes.

[Ler+]
04-02-2016   Link do post
REMEMBER... António Sérgio - 14-01-1950/01-11-2009
Hoje, neste dia em que passam 6 anos do desaparecimento de António Sérgio, o eterno homem do "Som da Frente", recordamos as publicações que lhe fomos dedicando desde que o VIVA80 começou, já lá vão quase 10 anos. Uma personagem tão importante da década de 80, em termos nacionais, não só no espectro radiofónico, mas também na imprensa escrita e no meio editorial discográfico, não podia de forma alguma passar apenas levemente pelo VIVA80. 
Os artigos (posts) que lhe fomos dedicando, ao longo dos anos, são prova disso mesmo. 


[Ler+]
08-12-2015   Link do post
O primeiro MEGAMIX nacional fez 30 anos
Em 1985, há precisamente 30 anos, foi lançado em Portugal o primeiro megamix de produção nacional. Como no nosso facebook, que fica em www.fb.com/viva80.pt, estamos a escolher os "Albuns Que Marcaram 1985", a primeira escolha de um disco, que não um álbum de um artista, foi precisamente este "Megamix", editado pela EMI-Valentim de Carvalho.

[Ler+]
08-12-2015   Link do post
Álbuns Que Marcaram 1985
Tal como no ano passado, em relação ao discos de 1984, na nossa página de facebook, estamos a destacar os "Álbuns Que Marcaram 1985". 
Para conhecer os discos que já receberam destaque, passem pelo nosso facebook. Ao longo dos próximos tempos vamos continuar a destacar muitos outros discos que fizeram história, há 30 anos atrás. Fiquem ligados! 
03-01-2016   Link do post
12345
Copyright © 2011 viva80.pt | alojamento cedido por ptisp.pt
Desenvolvido por ric@rdows