Ouvir emissão on-line Ouvir emissão on-line Ouvir emissão on-line Ouvir emissão no seu player favorito Image Map
No ar
VIVA80 VIVA80-Radio
Pesquisar:
VIVA80
Informação
Questões legais
Contactos

PARCERIAS 
Get Adobe Flash player
Destaques
RFA Nº1 Singles - 1984

Na Alemanha Ocidental ou República Federal Alemã, uma vez que na altura havia dois países completamente distintos, o campeão de semanas na liderança foi Nino De Angelo, com o seu "Jenseits Von Eden", ocupando esse lugar durante 7 semanas. Menos uma, foi o tempo que passaram no Nº 1 os temas "Relax" dos Frankie Goes To Hollywood, "Self Control" de Laura Branigan e o campeão de vendas em Portugal, nesse mesmo ano, "I Just Called to Say I Love" de Stevie Wonder.

Referir apenas, que só os Frankie Goes To Hollywood conseguiram colocar 2 singles no "number one" do Deutschland Top e que o ano de 1984, na Alemanha (RFA), terminou com o "Wild Boys", dos Duran Duran, no primeiro lugar das charts. Aliás, a primeira vez que banda de Simon Le Bon e Nick Rhodes alcançava tal feito, na Alemanha!

Estes foram os singles mais vendidos na Alemanha, em 1984:


[Ler+]
23-11-2014   Link do post

Bravo OTTO '84

Para quem, na década de 80, folheava as páginas da Bravo, de certeza que sabe bem o que eram os prémios OTTO. Para quem não era leitor ou visitante, já que viamos mais a revista, do que propriamente a liamos, os OTTO eram os prémios da revista Bravo, que distinguiam os mais populares nas áreas da musica, cinema, séries de TV e desporto. Os leitores da Bravo votavam e no fim eram apresentados os resultados dessa eleição, numa das edições da revista. Além dos três que eram premiados com as estatuetas de Ouro, Prata ou Bronze, eram apresentados os 10 mais votados, pelos leitores, em cada categoria.
Há 30 anos atrás, em 1984, os eleitos dos leitores da revista Bravo, nas 4 categorias, foram:

[Ler+]
17-11-2014   Link do post

25 anos da queda do muro de Berlim

Passam hoje 25 anos, sob o inicío da queda do "muro da vergonha"! O muro que dividia Berlim em duas partes, foi construído, em 1961, pelo regime comunista, da parte leste da cidade e dividiu familias, colegas, amigos, vizinhos, durante 28 anos! A queda do muro, foi o passo para a reunificação alemã. Berlim e o seu muro, ou o que este representava, aos mais diversos níveis, sempre foi fonte criativa para um vasto lote de musicos.
São várias as canções, de várias décadas, que tem em Berlim e no próprio muro, o objecto principal das suas líricas. Mas como ao VIVA80 o que importa, são as criadas e lançadas entre 1979 e 1990, aqui fica uma pequena lista de temas dedicados, ou de alguma forma ligados, a Berlim e ao muro, muitas vezes apelidado de "cortina de ferro".

[Ler+]
09-11-2014   Link do post

Som da Frente - Prémios 84

Há 30 anos atrás, António Sérgio apresentava as escolhas do "Som da Frente", de 1984. Um ano excelente em termos musicais. O VIVA80 sempre defendeu a ideia de que, 1984, foi um dos melhores anos, senão mesmo, o melhor ano, em termos de produção discográfica. São inúmeros os clássicos datados desse ano.

Antes das escolhas do "Som da Frente", uma pequena explicação que António Sérgio, o responsável pelo programa e pelas escolhas, deixou aos ouvintes do programa e aos leitores do jornal Blitz.

"A lista de prémios que a seguir se reproduz, relativos a 1984, começou em 1978 na "Rotação", prolongando-se pelos programas "Som da Frente" e "Rolls Rock".

Desde o seu inicío pretendeu ser uma lista de nomeações dedicada à musica moderna, onde fosse possível que os novos nomes e a sua constante alternativa, tivessem um destaque, decidido pelo critério de quem se interessava realmente por ela.  

É certo que muitos dos que foram esperança, surpresa e grandeza do som novo ficaram pelo caminho ou deixaram de justificar a sua inclusão numa lista independente, mas em nenhum ano nos pareceu difícil encontrar uma nova vaga de criadores populares que mantiveram acesa a chama da criatividade, o desafio da marginalidade.

Os prémios da Frente 84 aqui ficam, desta vez com a eliminação de uma série de nomeações que não achámos justificáveis e a criação de outras que se revelaram oportunas. Um pequeno inventário da musica boa, nova e desafiante em que o ano que terminou se revelou pródigo."

[Ler+]
09-11-2014   Link do post

Blitz - 30 anos!

Faz hoje precisamente 30 anos, que foi lançado o numero inaugural do semanário musical Blitz. Estávamos em 6 de Novembro de 1984. O projecto durou 1121 semanas, até ser convertido, no que hoje conhecemos como a revista Blitz.

Toda uma geração cresceu e educou-se, com a ajuda deste simples pasquim. O Blitz Nº1 era feito de apenas 16 páginas, mas indiciava já o horizonte, daquilo em que este projecto se pretendia afirmar.

Liderado por Manuel Falcão e com sede na Rua Sacadura Cabral, Nº 26, ali para os lados de Dafundo, contava nas páginas, do número inaugural, nomes como, por exemplo, o desaparecido António Sérgio, Luís Pinheiro de Almeida, Luís Vitta, Rui Monteiro, Quico, Luís Peixoto, Carlos Simões. Outros nomes que apareciam indicados na ficha técnica, eram os de Rui Pego, Manuel Cadafaz de Matos, António Duarte, João Filipe Barbosa, João Manuel Alves (Açores), Moema Silva, Pedro Pyrrait e Serge Clemmens (Hamburgo).

[Ler+]
06-11-2014   Link do post

UK Nº1 Singles - 1984

Há muito defendemos que o ano de 1984, foi um dos melhores, senão mesmo, o melhor ano a nível de produção musical, no que a popmusic diz respeito. Recentemente, foi algo curioso ler a conceituada revista norte-americana Rolling Stone, escrever e defender essa mesma opinião.

Os grandes campeões de vendas, de 1984, em Inglaterra, foram, sem duvida, os Frankie Goes To Hollywood. Tiveram 3 singles em 1º lugar e um total de 15 semanas na liderança. Somando ainda o facto, de "Two Tribes" ter sido o 45 rotações que mais semanas passou no primeiro lugar da tabela britânica.

[Ler+]
19-10-2014   Link do post

VIVA80-RADIO na apps Radionomy
Para poder ouvir a VIVA80-RADIO no seu smartphone, pode instalar a Apps Radionomy, totalmente grátis e disponível para Android, Windows Phone e Iphone.[Ler+]
13-09-2014   Link do post

VIVA80-7 anos a reviver os anos 80!

Parece que foi ontem, mas no dia 27 de Agosto, passam 7 anos desde inicío das actividades do VIVA80. Tudo começou com um simples post num blog. Mais um dos muitos que constituíam a blogosfera do blogspot.com. Ao longo de todos estes anos, muita coisa mudou. De post em post, a cada renovação de aspecto do blog, de update em update do mesmo, de inovação em inovação, o VIVA80 lá foi crescendo.

[Ler+]
23-08-2014   Link do post

Purple Rain - 30º Aniversário

A Warner prepara a edição comemorativa dos 30 anos de "Purple Rain", obra incontornável na carreira de Prince. Esta edição especial só será possível, graças ao acordo entre as partes desavindas há varias décadas. Este novo acordo entre Prince e a multinacional americana, para além da reedição dos trabalhos antigos do príncipe de Minneapolis, levará também à edição de novo material do pequeno génio.

[Ler+]
23-08-2014   Link do post

VIVA80 - Instagram

Além do Facebook, onde as páginas estão cada vez mais votadas ao ostracismo, devido ao maldito novo código da rede social do "todo poderoso" Mark Zuckerberg, o VIVA80 também está agora no Instagram. Se tem conta nesta rede social de imagens e videos, siga-nos por lá e reviva os anos 80 em fotografias.

http://instagram.com/viva80pt
01-05-2014   Link do post

Portugal - Nº1s de Natal
As semanas do Natal eram sempre as grandes semanas de vendas de discos de qualquer ano. Estes são os dos artistas e dos discos que lideravam a tabela de vendas portuguesa, nas semanas do Natal, nos anos de 1979 a 1990.
Numa breve análise, constatamos que nenhum tema clássico dessa época foi líder de vendas, na semana mais sagrada do ano.
[Ler+]
27-12-2013   Link do post

Singles de Natal - 1979/1990

Desde 2007, ano em que o VIVA80 foi fundado, que todos os natais nos dedicados a compilar discos de canções de Natal, lançados entre 1979 e 1990. Este ano não foi excepção e além dos que transitaram de anos anteriores, alguns novos títulos foram adicionados à lista, cada vez mais extensa e completa. Este é o apanhado de singles de temas de Natal, actualizado até Dezembro de 2013. No Natal do ano que vêm voltaremos à carga. Certamente, com mais alguns títulos que ainda não constam da mesma e que iremos descobrir ao longo dos próximos 365 dias.

[Ler+]
30-12-2013   Link do post

Top Disco

O "Top Disco" marcou uma época. Começou em 6 de Outubro de 1984, na RTP-1, aos Sábados, por volta das 7h da tarde, com apresentação de António Duarte. Durante cerca de 50 minutos, dava-se conta dos 20 singles e 20 LPs mais vendido em Portugal na semana anterior. Depois do "Top Disco" veio o "Super30" e na década de 90, passou para "Top+", que ainda hoje existe como tal.

Desde os primeiros tempos do blogue VIVA80, que partilhamos muitas das tabelas divulgadas, ao longo de muitas semanas, nesse programa semanal. Em breve, aqui no site VIVA80, começaremos a divulgar todas, num verdadeiro serviço publico. Pois nem a AFP (antiga GPFFV, UNEVA) as publica no seu site oficial.

28-04-2013   Link do post

Som da Frente - Lista Rebelde Caldeirão 84-85

Ao longo de diversas semanas de 1984 e 1985, António Sérgio foi divulgando uma lista contendo 500, e a qual apelidou de "caldeirão", emitindo-a no mítico programa "Som da Frente", nas ondas hertzianas do FM da Rádio Comercial. Por razões que desconhecemos, alguns temas foram incluídos na lista por diversas vezes, assim como há alguns lugares da mesma, que não foram preenchidos. Tanto poderá ter sido pelo habitual quebrar de regras do "mestre" António Sérgio, como por algum erro de composição e impressão do jornal Blitz, onde as listas foram publicada, também elas, ao longo de várias semanas dos anos de 1984 e 1985.

Confiram a lista completa dos 500 temas do "Caldeirão 1984/85 - Som da Frente":

[Ler+]
01-11-2012   Link do post

Naked Eyes reeditam "Burning Bridges"

Um dos álbuns mais importantes da cena pop electrónica dos anos 80, e no qual se incluem temas como;

- "Always Something There to Remind Me", "Voices in My Head", "Promises, Promises", "A Very Hard Act to Follow", "The Time is Now", "Fortune and Fame", entre outros, está finalmente disponível em formato CD. Este era um dos álbuns da época dourada da "synthpop", que mais procura tinha pelo fãs e estava, incompreensívelmente, esquecido há quase 30 anos.

A Cherry Pop, divisão de reissues da Cherry Red, colocou finalmente o disco ao dispor dos muitos fãs e apreciadores do grupo do falecido Rob Fischer e Pete Byrne.

[Ler+]
26-10-2012   Link do post

Blue Nile reeditam os 2 primeiros álbuns

Os escoceses Blue Nile, uma das bandas mais subavaliadas dos anos 80, prepara a reedição dos 2 primeiros álbuns; "A Walk Across the Rooftops" e "Hats", carregados de material extra. A banda de Paul Buchanan, Robert Bell e Paul Joseph Moore, que editou o último disco em 2004, recuperará com estas "collectors editions" alguns temas perdidos na discografia do grupo.

[Ler+]
10-10-2012   Link do post

Compact-Disc 30 anos

Neste mesmo dia, mas do ano de 1982, a japonesa Sony lançava o primeiro leitor de CDs domestico. Dava-se assim o primeiro passo para a entrada em cena do Compact-Disc, como o objecto musical a ter em casa nos anos seguintes. Esse primeiro modelo da Sony foi o leitor CDP-101, cujo protótipo foi apresentado ao mundo no final de 1981.

Nesse primeiro protótipo, o disco compacto era colocado na vertical, algo que acabou por ser alterado, e a versão lançada em 1 Outubro de 1982, quando o leitor foi finalmente para as lojas, apresentava já o aspecto que todos nós o conhecemos, sendo o CD colocado na horizontal. Este acabou por ser o modelo seguido por quase todas as marcas, que nos tempos seguintes, invadiram o mercado com ofertas muito semelhantes.

[Ler+]
01-10-2012   Link do post

David Sylvian lança "A Victim of Stars: 1982-2012"
No passado dia 29 de Fevereiro, a EMI colocou à venda "A Victim of Stars 1982-2012", uma colectânea com os melhores trabalhos de David Sylvian, ao longo dos 30 anos de carreira, e ainda o inédito "Where’s Your Gravity?".
[Ler+]
06-03-2012   Link do post

A cassete não morreu!
Mais até do que os discos de vinil, a cassete, não só pelo preço mais acessível, mas também pelo facto de nos permitir gravar e pela possibilidade de se transportar facilmente para qualquer lugar, era o objecto sonoro mais popular entre os jovens e menos jovens da década de 80.
Em Portugal, o fenómeno das cassetes levou ao surgimento de um mercado pirata e totalmente paralelo às editoras e edições oficiais, conseguindo mesmo vender mais que os discos e cassetes legais saídas dos editoras.
[Ler+]
06-03-2012   Link do post

Reino Unido - Nº1s de Natal
O Natal era, por excelência, a altura do ano com a maior numero de venda de discos. Era, infelizmente, porque as coisas já não são o que eram. Este Natal, quase de certeza, já muito pouca gente irá oferecer ou receber discos. Isto a avaliar pelo que é a tendência actual do mercado. Parece-nos mesmo, que dentro de muito pouco tempo, este mesmo ritual não passará de uma mera lembrança. Mas houve alturas em que não era assim.
[Ler+]
06-03-2012   Link do post

PUB.
Copyright © 2011 viva80.pt | alojamento cedido por ptisp.pt
Desenvolvido por ric@rdows